Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

20 de fevereiro de 2013

Falsificações - como se previnir

Olá amigos, como todo fã e colecionador de itens Star Wars, estamos sempre em busca de novas aquisições ou lembranças para as nossas coleções.


Sejam figuras de ação, estátuas, autógrafos, peças usadas nos filmes, etc...(vamos falar de cada uma delas).

Constantemente eu me deparo com peças que até por desconhecimento do vendedor são produtos falsificados, por isso a regra numero um para quem garimpa peças virtualmente é solicitar imagens reais do produto e não imagens comerciais que estão disponíveis a qualquer um na internet.

Um exemplo diferente de falsificação, é quando um vendedor posta foto de um capacete do Darth Vader, sendo que existem vários modelos e vários preços, mas para um vendedor que não é especialista no assunto todos são iguais, sendo que na verdade não são, por tanto se houver um valor muito baixo...desconfie, isso não quer dizer que um item com um valor alto seja original ou mesmo compatível com o anunciado.


A regra é: Não tenham vergonha de perguntar ou pedir mais informações, tanto ao vendedor como a outro colegas colecionadores.

Exatamente por isso, eu sempre recomendo para novos colecionadores, menos experientes que procurem adquiris peças de vendedores especializados ou lojas especializadas, para não cair em enganos ou mesmo comprar peças falsificadas.

Para um colecionador iniciante, é muito difícil conhecer todas as características de marcas ou coleções lançadas, mas alguns indícios como a qualidade do produto, ou mesmo erros na embalagem, podem nos alertar quanto a procedência de um item.


Muitas destas peças, tem seus moldes desviados da fábrica, ou a própria peça foi moldada novamente, não se esquecendo que a cada moldagem a peça final perde detalhes.

Indícios, como tipo do plástico, embalagem, pintura, qualidade, materiais utilizados, nos ajudam a identifica essas peças, que muitas vezes apresentam erros de coloração em relação ao personagem do filme, já que quem está produzindo a falsificação não entende do produto em si, só sabe que faz sucesso e vai vender.

Um Rolex que tem uma lente de aumento no mostrador que não aumenta, ou que seja de aço Inox denuncia a procedência da peça, que pode ser vendida como item original, o que é pior, mas mesmo comprando sabendo que é uma réplica, não reclame quando entrar água no relógio, kkkkk.

Figuras de ação:


Esse é um exemplo de uma cópia, feita do personagem Watto, o molde é exatamente o mesmo, mas a qualidade da pintura  e o acabamento da peça é completamente diferente.


Sabemos que nem a Hasbro ou a Kenner utilizou parafusos em figuras, então observem o parafuso nas costas do C3PO do EP 1 e o tipo de plástico duro e brilhante utilizada no Mace Windo que não é característico da marca.

Novamente parafusos sendo utilizados nas costas, e ausência de articulações presentes na figura original, além do acabamento ruim, lembrem-se que a cada cópia se perde detalhes e para simplificar e baratear a produção as articulações foram removidas para um molde único.



Preciso comentar??? Obi Wan laranja e Boba Fett totalmente desproporcional em tamanho, fora do padrão 3 3/4, além dos tradicionais parafusos.


Personagens trocados nas cartelas, um Vader com a foto do Luke, um R2 com a Foto do Luke, além da má qualidade do blister, além dos nomes trocados.



Darth Maul ou Padmé?,além da falta do Commtech chip, anunciado na embalagem.


Mais um caso de proporção, o Anakin não deveria ser menor? o Darth Maul encolheu?
O Sidious ganhou pés, sendo que a figura original termina no manto.


Falsificações mais graves, são aquelas que tentam valorizar uma peça, como o raro Jawa com capa de vinil, pois o mais comum é o com capa de pano, alguns falsificadores removem a capa original do Ben Kenobi, que tinha a cor semelhante e o mesmo material, e adaptavam para o Jawa, para torna uma figura comum e uma figura mais valiosa.


Mas existe uma variação na coloração.


As falsificações chegaram as peças de luxo também.


Mesmo molde, mas pintura menos minuciosa.


Impressão ruim da parte escrita, sem efeito.


Caixa com má qualidade de impressão e papel.

Com uma lupa simples é possível ver o padrão de impressão de caixas e cartelas, algumas vezes as cartelas podem ser até impressas em impressoras jato de tinta, mas o padrão de impressão é totalmente diferente de uma impressão feita em gráfica, podemos observar os pontos.


(IMPRESSÃO ORIGINAL)

Peças da Kotobukiya reproduzidas em resina, o custo da reprodução (molde e material) deixam a peça com valores próximos a original, sendo que se perde detalhes e não ha diferença entre os tons de preto.



No caso dos autógrafos, isso se torna ainda mais sério, o "Tio" George é um cara extremamente reservado, então imagine o quanto é difícil obter um autógrafo dele, se vc conseguisse cobraria R30,00 reais por ele?
Já dos atores existem sites especializados para venda, ou mesmo eventos com áreas reservadas onde se cobra pelos autógrafos, o que é muito comum nos EUA, muitos atores vivem desse comercio e tem sites pessoais e acompanham certificados de autenticidade.


Detalhe de um autógrafo falso, com padrão de gráfica (pontos)


Autógrafo Original

Peças utilizadas nos filmes:

Por mais que exista uma história, é fundamental que a peça tenha a sua documentação, querendo ou não, é um investimento, se vc vai pagar caro vc precisa certificar que a peça seja original, pois vc pode não ter a mesma sorte do vendedor de encontrar alguém que confie na história da peça e pague o valor real da peça, se não vc perde dinheiro.

Quanto mais documentada estiver a peça, melhor o investimento e mais certeza que se trata de uma peça SCREEN USED, por melhor que possa parecer a procedência, a peça tem que ser certificada, tem que apresentar um certificado de autenticidade, o chamado COA.


Fragmento do Dragon Krayt (esqueleto que aparece no deserto em uma das primeiras cenas do EP IV 1977).

Tanto autógrafos, peças originais ou até figuras de ação AF (post Graduação das figuras de ação)  devem estar acompanhados do seu COA, e  não basta o vendedor apresentar uma cópia, geralmente são produzidos em papel especial, com algum tipo de holograma da empresa certificadora, além de fotos que ajudam a identificar e comprovar a origem da peça.


Porém, precisamos estar atentos a diferença de um certificado de uma réplica, para uma peça original.
A da réplica é um certificado produzido pela própria empresa que produz a réplica, isso ocorre inclusive com peças que são numeradas e apresentam o número de série, Ex: 25/100 (peça número 25 de 100 fabricadas), geralmente esse número vem gravado na parte inferior da peça e no certificado além de serem escritos a mão, existe uma GRANDE diferença entre peças que são expostas como originais mas na verdade são réplicas, como apresentado em algumas exposições sobre cinema, são peças exatamente iguais as originais, mas não participaram da gravação da cena.





Bom pessoal, isso é só um apanhado de informações, mas espero ter ajudado.

Imagens:
Rodrigo Shadow Collection
Rebelscum.com

































1 comentários:

  1. Alguns destes bonecos "parafusados" eu tenho. São bens toscos mesmo, rs

    ResponderExcluir

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion