Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

9 de junho de 2015

Vlix "Oncard" - Droids Glasslite

Seguindo com o projeto de criar um catálogo de figuras brasileiras, vamos contar um pouco da história do desconhecido mascote do grupo, o Vlix.

Ele que faz parte do nosso logo, criado pelo artista e colecionador Adriano Ticiano (projeto Brasil Império) e o escolhemos entre milhares de personagens do universo Star Wars justamente pela ligação dele com o Brasil, conheça um pouco dessa história.

Vlix "Oncard" é um personagem da animação Droids de 1985, e trabalhava como chefe de segurança da Fromm Gang que tinha como líder o vilão Sise Fromm.


Após o lançamento da série a Kenner lançaria a primeira série de brinquedos baseada na série.
Uma segunda wave foi desenvolvida com novos personagens, mas como a série não teve uma segunda temporada os protótipos já prontos foram arquivados.


Catálogo Kenner 1986 (figuras não lançadas constam como "NEW")

Por algum motivo o protótipo do Vlix que pertencia a essa segunda wave veio para no Brasil.
Quando a série Droids foi lançada em 1988 no Brasil o personagem foi lançado juntamente com os demais personagens da série.



Ele só foi lançado apenas pela distribuidora brasileira de brinquedos Glasslite, se tornando um personagem exclusivo do Brasil.

O nome "Oncard" é uma referência ao facto de que ele é ainda mais raro de se encontrar "encartelado".

Hoje ele é considerado um dos 10 items mais raros do Ebay, e de tão raro se tornou desconhecido inclusive no Brasil.

O Vlix é provavelmente uma das mais raras figuras de ação já lançadas comercialmente.









Embalagem produzida para o mercado americano e sua moeda


Comparação da versão brasileira a esquerda e americana a direita.



Esquema de cores da versão americana

Blaster rifle da versão americana (utilizado também como acessório do AT-AT Driver)


Laser rifle da versão brasileira (em preto) e no topo em azul como acessório do Imperial Stormtrooper, é possível diferenciar o rifle original pelo tipo de acabamento, com rebarbas, excessos e falta de definição de alguns detalhes em comparação com a versão americana. 


Somente no Brasil existiu essa versão em preto do Laser rifle, e em um tom azulado mais claro para o Guerreiro Imperial da Glasslite.

Como se tornou uma lenda entre os colecionadores, existem diversas customizações tanto dos protótipos americanos, assim como da figura lançada no Brasil.






Essas customizações são verdadeiras obras de arte e que passariam desapercebidamente como figuras originais, porem como não se tratam de falsificações essas peças possuem algumas marcas de segurança colocadas pelo artista, como a ausência dos furos nos pés (peg hole) ou marcas com a palavra "CÓPIA"

Imagens:
Acervo "O poder da força"
Rodrigo "Shadow" Moreno Collection
theswca.com
ebay.com
Demais imagens retiradas da internet.




2 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades CJSP CJSP Star Wars BR The Rebel Legion