COLEÇÃO STAR WARS DA HASBRO, NOVAS FIGURAS 3 ¾” EM CARBONITA – Parte 1
Haviam indícios no ar, a Comic Con em junho trouxe poucas novidades, e surpreendemente a mais perfeita coleção de Star Wars da escala 3 ¾” (as famosas figuras de ação carteladas), a Vintage Collection ou VTC, teve anunciado o seu cancelamento para 2013.
Muitas reclamações sobre distribuição, pouco ou nenhum acesso aos lançamentos, e preços estratosféricos para figuras muito visadas (Gamorrean Guard, Wedge Antilles, Bastila Shan, Darth Malgus), isso no mercado norte-americano - onde se ditam as regras dessa coleção – formaram o caldo para o congelamento.
A justificativa principal da Hasbro foram os prejuízos, obviamente. Prejuízos? Figuras atingindo preços estratosféricos, procura desenfreada, e aumento do mercado consumidor, e mesmo assim eles alegam prejuízo? As explicações nos trazem um elemento obscuro do mercado de colecionismo, os chamados “scalpers”.
Jawas de espírito e bounty hunters de profissão, esses scalpers são os negociadores de colecionáveis que adquirem todas as unidades de um produto, diretamente no fornecedor ou nas grandes lojas (retailers), sumindo assim com a oferta do produto no mercado, e consequentemente aumentando os seus preços. Aumentando, diga-se de passagem, a critério deles e pela porcentagem que eles ditam!
Os scalpers, segundo relatos em blogs e sites especializados lá foram, tornaram a exceção regra do mercado de Star Wars em 2012: os produtos novos sumiam das lojas regulares, e eram vendidos no Ebay pelos vendedores independentes; as grandes lojas tinham em estoque os produtos antigos, e não pediam mais os novos até que esse estoque baixasse; o estoque não baixava já que os colecionadores queriam novidades e não os mil produtos relacionados ao lançamento do Episódio 1 em 3D nos cinemas; isso sem contar que muitos dos scalpers são vendedores no Ebay e sumiam com o estoque diretamente na Hasbro, deixando pouco espaço para as grandes lojas pedirem os lançamentos.
Até aí são regras e dinâmica de mercado, o e-commerce cresce mais a cada ano... Mas um detalhe jogou mais lenha na fogueira: a Hasbro tem como parâmetro de vendas as grandes lojas e retailers, não as vendas independentes do Ebay. Uma regra estúpida, mas que foi suficiente para os executivos da Hasbro entenderem essa coleção como prejuízo, e mudarem os planos para 2013...
Anunciaram uma coleção morna na Comic Con, algo sem a arte das cartelas, com personagens frios (e raras exceções), relançamentos e pouca criatividade, seria retomada da coleção “Build a Droid”.
Mas a gota final veio em 2013 quando a Hasbro declarou oficialmente que mesmo a substituta franzina da VTC, a famigerada “Build a Droid”, seria colocada em carbonite, devido a “custos de mercado”. As especulações foram certeiras: a Hasbro iria esperar os novos conceitos e personagens da nova trilogia da Disney (episódios 7, 8 e 9) para anunciar uma nova coleção com novos produtos.
Porém nos últimos dias surgiram novidades sobre novas coleções, como a Black Series que será em 6 polegadas e Movie Heros 3 3/4 (re-pack das figuras de 2012 com a cartela EP II).
Como a coleção Movie Heros, seria baseada no lançamento do EP 2 em 3D, que foi adiada para este ano ha alguns dias, e provavelmente já sairam da fábrica para os fornecedores (algumas já nas lojas), então teremos novamente esse "pequeno" desajuste como aconteceu com o adiamento do filme GI Joe 2 no ano passado, mas com as figuras do filme já lançadas.
Série fighter Pod já com a nova cartela baseada no EP II
Teremos mais novidades nos próximos dias, pois as lojas já estão se planejando para receber os produtos, como na foto a cima.
Aguardem a parte 2 desse texto, iremos filosofar sobre como completar sua coleção de Star Wars com as coisas antigas, e na parte 3 divagar sobre como terminar ou não uma coleção!
Acompanhem!
By Alex Perex
Imagens: Rebelscum.com
Imagens: Rebelscum.com
0 comentários:
Postar um comentário