Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

1 de fevereiro de 2013

COLEÇÃO STAR WARS DA HASBRO NOVAS FIGURAS 3 ¾” EM CARBONITA – Parte 1



COLEÇÃO STAR WARS DA HASBRO, NOVAS FIGURAS 3 ¾” EM CARBONITA – Parte 1 

Haviam indícios no ar, a Comic Con em junho trouxe poucas novidades, e surpreendemente a mais perfeita coleção de Star Wars da escala 3 ¾” (as famosas figuras de ação carteladas), a Vintage Collection ou VTC, teve anunciado o seu cancelamento para 2013. 


Muitas reclamações sobre distribuição, pouco ou nenhum acesso aos lançamentos, e preços estratosféricos para figuras muito visadas (Gamorrean Guard, Wedge Antilles, Bastila Shan, Darth Malgus), isso no mercado norte-americano - onde se ditam as regras dessa coleção – formaram o caldo para o congelamento. 

A justificativa principal da Hasbro foram os prejuízos, obviamente. Prejuízos? Figuras atingindo preços estratosféricos, procura desenfreada, e aumento do mercado consumidor, e mesmo assim eles alegam prejuízo? As explicações nos trazem um elemento obscuro do mercado de colecionismo, os chamados “scalpers”. 

Jawas de espírito e bounty hunters de profissão, esses scalpers são os negociadores de colecionáveis que adquirem todas as unidades de um produto, diretamente no fornecedor ou nas grandes lojas (retailers), sumindo assim com a oferta do produto no mercado, e consequentemente aumentando os seus preços. Aumentando, diga-se de passagem, a critério deles e pela porcentagem que eles ditam! 

Os scalpers, segundo relatos em blogs e sites especializados lá foram, tornaram a exceção regra do mercado de Star Wars em 2012: os produtos novos sumiam das lojas regulares, e eram vendidos no Ebay pelos vendedores independentes; as grandes lojas tinham em estoque os produtos antigos, e não pediam mais os novos até que esse estoque baixasse; o estoque não baixava já que os colecionadores queriam novidades e não os mil produtos relacionados ao lançamento do Episódio 1 em 3D nos cinemas; isso sem contar que muitos dos scalpers são vendedores no Ebay e sumiam com o estoque diretamente na Hasbro, deixando pouco espaço para as grandes lojas pedirem os lançamentos. 

Até aí são regras e dinâmica de mercado, o e-commerce cresce mais a cada ano... Mas um detalhe jogou mais lenha na fogueira: a Hasbro tem como parâmetro de vendas as grandes lojas e retailers, não as vendas independentes do Ebay. Uma regra estúpida, mas que foi suficiente para os executivos da Hasbro entenderem essa coleção como prejuízo, e mudarem os planos para 2013... 

Anunciaram uma coleção morna na Comic Con, algo sem a arte das cartelas, com personagens frios (e raras exceções), relançamentos e pouca criatividade, seria retomada da coleção “Build a Droid”. 

Mas a gota final veio em 2013 quando a Hasbro declarou oficialmente que mesmo a substituta franzina da VTC, a famigerada “Build a Droid”, seria colocada em carbonite, devido a “custos de mercado”. As especulações foram certeiras: a Hasbro iria esperar os novos conceitos e personagens da nova trilogia da Disney (episódios 7, 8 e 9) para anunciar uma nova coleção com novos produtos. 

Porém nos últimos dias surgiram novidades sobre novas coleções, como a Black Series que será em 6 polegadas e Movie Heros 3 3/4 (re-pack das figuras de 2012 com a cartela EP II).

Como a coleção Movie Heros, seria baseada no lançamento do EP 2 em 3D, que foi adiada para este ano ha alguns dias, e provavelmente já sairam da fábrica para os fornecedores (algumas já nas lojas), então teremos novamente esse "pequeno" desajuste como aconteceu com o adiamento do filme GI Joe 2 no ano passado, mas com as figuras do filme já lançadas.


Série fighter Pod já com a nova cartela baseada no EP II


Teremos mais novidades nos próximos dias, pois as lojas já estão se planejando para receber os produtos, como na foto a cima.

Aguardem a parte 2 desse texto, iremos filosofar sobre como completar sua coleção de Star Wars com as coisas antigas, e na parte 3 divagar sobre como terminar ou não uma coleção! 

Acompanhem!

By Alex Perex
Imagens: Rebelscum.com

0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion