Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

27 de janeiro de 2022

[PROP ORIGINAL] Krayt Dragon - A saga de um adereço de cinema!!!

    O Krayt Dragon voltou a chamar atenção em Star Wars no primeiro episódio da segunda temporada em The Mandalorian, mas a primeira aparição na saga foi em uma nova esperança em 1977, mas a origem do adereço (restos mortais da criatura) que vemos na cena em que C-3PO caminha pelas dunas de Tatooine é anterior a saga.





    Não é segredo que os custos de produção de um adereço (prop) para o cinema são altos e muitas vezes eles são reaproveitados em outras produções ou descartados e destruídos pela dificuldade de armazenamento, transporte ou mesmo para dar lugar a outra produção em um estúdio de gravação.

    Mas a nossa história começa em 1975 quando estreava nos cinemas mais uma produção Disney, o filme "One of our Dinosaurs is Missing" ou "Está Faltando um de nossos Dinossauros" é um filme de comédia que se passa no início dos anos 20, sobre o roubo de um esqueleto de dinossauro do Museu de História Natural.





    Esse esqueleto é baseado no molde do esqueleto do dinossauro mais importante do mundo o Diplodocus, em exibição em renomados museus pelo mundo, mais especificamente o Diplodocus carnegii, em exibição no museu de de História Natural de Londres, mais conhecido como Dippy e apresentado por Andrew Carnegie em 1905.


    Após a produção do filme se iniciava a produção de uma outra história, Star Wars(1977), e na necessidade de um adereço já pronto que representasse os restos mortais de uma criatura no deserto de Tatooine o mesmo adereço foi levado para o set de gravações na Tunísia e assim os ossos falsos foram deixados lá após as gravações provavelmente devido o custo de retornar com o colossal adereço.



    Mas em 1995 o arqueólogo e cineasta David West Reynolds, em uma verdadeira exploração arqueológica encontrou os restos da produção do filme no deserto do Saara na Túnisia (a ficcional Tatooine), encontrando inclusive  alguns dos ossos originais, preservados por décadas sob as areias do deserto e pelo clima seco



    Muitos destes fragmentos desde prop ou adereço retornaram aos EUA e estão nos acervos de colecionadores da saga.




    Ter um adereço representa algo sagrado para o fã, uma ligação direta com a criação da produção do filme, ou seja "estava lá" fez parte da história e um pedaço do que amamos e obviamente como colecionador eu precisava ter uma parte dessa história, ainda mais essa com uma longa jornada,

Esse é o meu fragmento do Dragon Krayt:


    É possível ver as estrias das fibras do material utilizado na produção do item (fibra de vídro), resultado do processo de laminação do material. 



    Devidamente certificado pela empresa Reliquary e adquirido com o meu amigo Douglas da Vinil da Galaxia Props, que entre outros produtos, tem props originais de diversos filmes, células de animação originais e autógrafos.


Curiosidades:
No universo Star Wars a criatura é o predador do Sarlacc.


    Ainda falando do universo ficcional ainda temos no Legends o personagem Dragon Krayt , nascido A'Sharad Hett , um homem humano que se tornou Mestre Jedi nos dias de declínio da República Galáctica e como Lorde Negro dos Sith após a queda de Darth Sidious.  



    Eu sou Rodrigo Moreno, sou colecionador e amante da saga Star Wars, apaixonado por adereços de cinema desde 1986.


0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion