Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

24 de fevereiro de 2014

Star Wars e a Glasslite

Olá amigos colecionadores, vamos contar neste post um pouquinho da história do que seria a primeira coleção de figuras de ação lançadas oficialmente no Brasil.

O site O poder da força, leva esse nome em homenagem ao nome que foi dado a esta coleção.

Para iniciarmos a nossa história, vamos começar pela percussora da coleção, onde tudo começou, a empresa norte americana Kenner fundada em 1947.


Coleção Glasslite 1988 O Poder da Força (Rodrigo Shadow Collection)


A empresa foi comprada pela General Mills , em 1967 e em 1970, a General Mills fundiu sua divisão Raimbow Crafts com os produtos Kenner, trazendo Play-Doh (Super Massa no Brasil) para a linha de produtos de Kenner.


Kenner produtos obteve os direitos para produzir as figuras de ação e colecionáveis ​​para a trilogia Star Wars de 1976 a 1985. A Kenner adquiriu a licença para produzir os brinquedos Star Wars após a MEGO Corporation rejeitar em 1976, a Kenner popularizou a as figuras 3,75 polegadas que se tornou um padrão da indústria que continua a dominar o mercado de brinquedos figura de ação. Kenner também produziu brinquedos relacionados com a série de TV dos anos 70 "O Homem de Seis milhões de dólares" e outras séries que fizeram sucesso como Caça Fantasmas, Super Powers entre outras.


Em 1985, a General Mills foi desmembrada e as divisões Kenner e Parker da empresa formaram a Kenner Parker Toys, Inc.

Kenner Parker foi adquirida pela Tonka em 1987 e sob a gestão Tonka, Kenner produtos foi reconstituída como uma divisão. Nos 80 a Tonka foi responsável pela primeira linha de Robôs transformáveis chamada de Gobots (Bandai 1983) e concorrente da linha Transformers da Hasbro (Takara 1984), no Brasil a linha Gobots foi produzida pela Glasslite conhecida como a série "Mutantes" e mais tarde pela empresa Mimo.  A Tonka (incluindo Kenner) foi comprado pela empresa de brinquedos Hasbro, em meados de 1991.

Talvez essa relação da Glasslite e Tonka tenha estreitado e facilitado o licenciamento da linha para a Glasslite.


Catálogos de apresentação da Glasslite a empresas internacionais.


A Hasbro fechou os escritórios de Cincinnati a Kenner em 2000, e as linhas de produtos da Kenner foram incorporadas pela Hasbro.

Slide enviado a Glasslite com a apresentação do Showroon da Kenner em 1988

Como já mencionamos no post sobre A primeira action figure de Star Wars Brasileira a Model trem (empresa que produzia peças para Ferreomodelismo, produziu no inicio da década de 80 o que seriam as primeiras figuras e naves nacionais de Star Wars, porém não eram produtos produzidos oficialmente ou respeitando a o licenciamento da marca, mas foi uma alternativa para as peças nacionais que só chegariam oficialmente 11 anos depois do lançamento nos EUA pelas mãos da empresa de plásticos e brinquedos Glasslite.

Os primeiras Action Figures de Star Wars chegaram ao mercado em 1978, promovendo o sucesso de uma nova escala de bonecos de ação, que iria influenciar diretamente as linhas produzidas na época (G.I. Joe), assim como também as futuras coleções (escala 3 3/4), eram pequenos e portáteis (podíamos carregar uma dezena deles de uma vez e não somente um boneco grande de 12") e infinitamente mais resistentes.

Ainda antes disso. a Brinquedos Estrela lançava o primeiro brinquedo oficial de Star Wars em 1978, com o lançamento do EP IV no Brasil em 1978 e baseado no jogo de tabuleiro chamado de "Escape from Death Star" produzido pela Kenner em 1977 e que seria chamado no Brasil de "Fuga da estrela da Morte"

Tradicionalmente a Glasslite criou uma linha de brinquedos baseada em séries, filmes e desenhos de TV nos anos 80 a série Glasslite e os Heróis da TV (Blog Coleção em Ação).

Acompanhando o lançamento do Retorno de Jedi na Rede Globo de TV na recém criada "Tela Quente" assim como também a exibição da série Droids na mesma emissora em 1988.

Parte da caixa onde eram distribuídos os produtos Star Wars para o comércio
cortesia de Daniel Miranda Bruno


E em outubro de 1988 chegava as lojas a primeira coleção de figuras de ação e naves oficiais chamada de Star Wars "O poder da Força" baseada na última coleção lançada pela Kenner em 1984 chamada de "Power of the force", no Brasil seria "O Poder da Força" pela Glasslite.


As figuras 3 3/4 já eram populares no Brasil com a linha Comandos em ação (GI Joe) que foi lançada em 1984 pela Estrela.
Encarte da loja Mesbla 1988, acervo Ssgt Danilo Rock'Roll

Diferente das coleções anteriores que foram lançadas simultaneamente com o lançamento dos filmes tinha esse nome justamente pq  foi lançada posteriormente ao Retorno de Jedi.

Utilizando os mesmos moldes de 1977 e 1982, as figuras anunciadas no catálogo de vendas para 
os logistas assim como a arte final das cartelas anunciavam as seguintes figuras abrangendo apenas os personagens principais.



São eles com as respectivas descrições e erros exatamente como descritos nas cartelas originais.



Cartela restaurada por Cobra black (Pablo B. Freire) com a original do acervo do Rodrigo Shadow


Catálogo Kenner de 1977, imagem utilizada nas cartelas da Glasslite


Slide original enviado a Glasslite para a cartela da coleção O Poder da força.

Figuras de ação:
Luke Skywalker (cavalheiro Jedi) P.S. sim cavalheiro mesmo
O Luke que aparece na cartela é a versão Bespin, porém com o sabre telescópico que era utilizado na versão de 1977, essa versão nunca foi lançada pela Glasslite, a versão final foi o chamado Luke Farmboy de 1977 e com o sabre telescópico.

Versão correta do Luke Bespin com o sabre correto.

Sabre com empunhadura (hilt)

Sabre telescópico

 Mecanismo do sabre telescópico


Detalhe da cartela da Glasslite com o sabre trocado e versão Bespin, nunca lançado.

Princesa Léia (líder da rebelião)
Molde de 1977

Han Solo (combatente estelar mercenário)
Molde de 1977 large head

Chewbacca (Co-piloto de Solo)
Molde de 1977

Guerreiro imperial (soldado de elite do império)
Molde de 1980 Stormtrooper que teve a versão final lançada no brasil do Imperial Stormtrooper (Hoth)

Ben Kenobi (a espada da força cresce em sua mão)
Molde de 1977 cabelo e barba branca - nunca foi lançado.

Darth Vader (a espada da força cresce em sua mão)
Molde de 1977

C3PO (com pernas e braços desmontáveis)
Molde de 1982 versão removable limbs

R2D2 (companheiro de C3PO)
Molde de 1984 versão pop up lightsaber

Site Toycenter



Naves:
Nave imperial (motorizada, emite ruído de vôo e ejeta as asas)
1982 Tie interceptor

Nave interceptadora (motorizada, emite ruído de vôo e ejeta as asas)
1977 Imperial Tie fighter

Caça estelar ASA-X (motorizada, move as asas e emite ruído de vôo)
1977 X-Wing fighter


http://theswca.com/


Cada figura e nave lançada no Brasil teve a sua particularidade, tanto na questão de cores, nomes, tipo de pintura ou até mesmo armas diferentes das originais dos personagens da Kenner, que serão catalogados e descritos um a um na sessão catálogo Glasslite, em breve.

A coleção durou apenas um ano e somente 8 figuras desta linha foram lançadas.

Recomendamos também http://anacaldatto.blogspot.com.br/



Rodrigo Shadow
(Imagens retiradas da internet e do acervo Rodrigo Shadow Collection, http://www.imperialgunneryforum.com, http://theswca.com/, Ana Caldatto e Toycenter)











0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion