Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

29 de outubro de 2013

Restaurações - devolvendo a forma original


Olá pessoal, como prometido vamos inaugurar as postagens sobre restauração e manutenção das nossas preciosidades nesse caso, vamos iniciar com uma dica simples, mas que requer alguns cuidados.


Quase todo mundo tem aquela peça que veio com algum detalhe "torto" já de fábrica, ou por má acomodação da peça dentro da embalagem ou mesmo por ficar guardada em uma posição que acabou "amassando" esse detalhe.
Nesse caso vamos utilizar o recém lançado, Darth Vader de 12" da Hasbro...uma peça bem simples e que dificilmente se encontra com um capacete que não esteja torto, no caso, comprei esse propositalmente para a demonstração.

Essa dica funciona muito bem com peças em vinil, sejam acessórios de veículos ou de figuras, tanto para a remoção de partes ou membros, como também corrigir imperfeições (colecionadores de Falcon utilizam essa técnica para remover a cabeça do boneco).
Mas avalie bem a necessidade de se corrigir o defeito, e a idade da peça, é importante lembrar que estaremos aquecendo a peça, e nesse processo vc acelera a evaporação de solventes que fazem parte do vinil e mantem a peça com a flexibilidade original e devidamente hidratada (pode haver o aparecimento de rachaduras), ou seja...não abuse da temperatura ou mesmo repetindo a técnica na mesma área.


Como este boneco tem  uma cape em tecido que não é removível, optamos por cobrir o restante do corpo pois utilizaremos água fria para fixar a peça na posição correta.

Precisaremos de um secador de cabelos e água fria.


Iniciando o processo de maneira localizada notem que dei uma distância do secador de cabelos da peça, vc vai perceber que o plástico vai começar a ficar maleável e moldável, lembrando novamente que deve haver uma pequena distância e que não é necessário "derreter" o boneco.


Assim que o plástico estiver maleável ao ponto de conseguirmos coloca-lo na posição correta esfrie a peça com água, fixando e mantendo a forma na posição desejada.




E finalmente temos o nosso capacete com a forma correta.

OBS: Avalie bem a necessidade  de restauração da peça e os detalhes de cada passo, qualquer erro ou decisão errada é por sua conta e risco.

0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion