Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

21 de junho de 2017

[RESTAURAÇÃO] Como clarear figuras amareladas


Todos nós já nos deparamos com aquele item que por algum motivo teve a sua coloração alterada, seja pela idade, exposição a luz ou alteração natural do material.
Isso é muito frequente e mais visível em peças na cor branca, sejam elas pintadas ou não.
Para quem coleciona figuras vintage ou mesmo figuras mais novas brancas que amarelam ou mudam de cor com o passar dos anos, existem diversas técnicas para restaurar a cor original.



Existem diversos tutorias na internet demonstrando processos de "branqueamento" e resolvemos testar uma delas, mas recomendamos um teste antes com uma figura danificada ou mesmo de pouco valor e não nos responsabilizamos por possíveis danos que possam ocorrer já que em todo o processo de restauração deve ser considerado a necessidade e o risco de possíveis danos.




**ATENÇÃO** (LEIA ANTES DE PROSSEGUIR):
NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR POSSÍVEIS DANOS CAUSADOS AO ITEM, AO UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA VOCÊ ESTÁ ASSUMINDO O RISCO DE UM EVENTUAL DANO, FAÇA UM TESTE EM UM ITEM BARATO ANTES DE FAZER EM UMA PEÇA DE VALOR MAIOR.

Uma das vantagens desta técnica é o processo não danifica partes que contenham um logo pintado ou outras partes com pintura.

O que vale também é a indicação do processo (risco/benefício), pegar aquela peça super frágil e quebradiça que pode ser danificada ao ser exposta ao sol (etapa de clareamento) talvez não seja necessário realizar o processo e ficar com a peça mesmo que um pouco amarelada.
Associações como a AFA, conseguem detectar a aplicação deste processo e dependendo da alteração pode até ser considerada uma agressão a figura, já que a coloração também faz parte do processo de autentificação da peça.


Um outro ponto que notamos, é que em peças pintadas não só o plastico fica mais claro, mas também as partes pintadas ficam mais claras.


Esse processo eu indicaria para aquela peça que não tem um alto custo, mas a coloração incomoda visualmente na sua exposição, ou mesmo quando você tem o item duplicado ou peças que sejam totalmente brancas ou com partes pintadas de preto.
Para isso utilizaremos  o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada (H2O2) 40 Volumes que irá atuar como agente oxidante.  

O primeiro passo é realizar a limpeza da figura com sabão ou detergente neutro e uma escova de dentes sem uso (nova, que não tenha sido usada para escovação).



Após a figura ser limpa, utilizamos água oxigenada 40 volumes ao qual toda a figura é umidificada pelo produto e colocado dentro de um recipiente, o processo consiste em deixar a figura exposta ao sol direto, por um período mínimo de 4 a 5 horas, em cada face a ser clareada, o processo deve ser repetido por até 3X dependendo do grau de clareamento que se quer atingir.





A cada processo, recomendamos que a figura fique alguns minutos a sombra para o resfriamento natural, sem o choque térmico com água mais fria, e posteriormente a lavagem da mesma com sabão neutro, deixando a figura secar a sombra.




Lembramos que deve ser sempre avaliada a necessidade da realização do processo, risco X beneficio, figuras mais raras, antigas ou frágeis correm o risco de se danificarem, Ex, se você tem aquele Vlix que está meio esverdeado, não faça o processo, você está aplicando calor solar direto em uma figura que tem o corpo extremamente frágil.






Também é importante lembrar que o processo não danifica a pintura, porém a torna um tom mais claro, então se você tem aquela figura que tem um logo raro, ou mesmo uma figura com múltiplas pinturas, avalie a real necessidade do clareamento.






Recomendamos realizar o processo em figuras monocromáticas, brancas ou com poucas áreas com pintura Ex: um Stormtrooper que seja todo branco, e tem partes pintadas de preto.


Existem peças mais antigas que por serem produzidas com diferentes tipos de materiais, possuem algumas partes mais frágeis que as outras, faça um teste antes de realizar o processo.

0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion