Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

14 de dezembro de 2012

Coleções - Model Trem e Star Wars, A primeira Action Figure 3 3/4 Brasileira


Não sei se todos sabem, mas alguns me chamam de “vintagista”. E como uma das primeiras postagens do O poder da Força, vou falar dessa verdadeira joia produzida no Brasil, extremamente rara e muito procurada por colecionadores de outros países.

Sou Fascinado por peças mais antigas, por todo histórico como também pelo avanço do processo industrial representado em cada época.

Coleciono de GI Joes Vintages, e obviamente Star Wars, mas minha paixão são e geral pelos action Figures e peças mais exclusivas, como estátuas e réplicas. 
Depois de tanto tempo, resolvi postar o meu primeiro tópico relacionado a primeira experiência que eu tive com uma figura baseada em SW na década de 80 no Brasil, um dos primeiros itens colecionáveis produzidos no Brasil e acredito ser a primeira AF 3 3/4 produzida no pais além de ser um dos itens mais raros e procurados relacionados a Star Wars no mundo.

A trajetória da Model,  Modeltrem, ou Hobbylândia era uma empresa especializada em produzir acessórios e maquetes para ferromodelismo em ferro fundido no Rio de Janeiro, seus produtos eram vendidos em lojas que comercializavam itens tanto para plastimodelismo, ferromodelismo e brinquedos principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Caso tenha interesse em vender as suas figuras MT entre em contato com rodrigocmoreno@uol.com.br

Bonecos com suas caixas originais


Com a importação fechada na década de 80, poucos felizardos que viajavam podiam ter as figuras originais de 77 a 83 produzidas pela Kenner, e hoje chamadas de vintage.

Foi ai que a Model Trem, fez moldes das figuras originais e produziu réplicas basicamente em "Chumbo", diferente do que se acredita muitos brinquedos que conhecidamente eram produzidos em chumbo são na verdade produzidos em uma liga chamada de zamac, nem soldadinhos e nem os Model Trem são produzidos em chumbo, após 1960 o chumbo foi abolido da produção em brinquedos e substituído por zamac por conta da intoxicação pelo chumbo, ou seja após após a década de 60 nada era produzido em chumbo, algumas dessas figuras também tinham partes produzidas em resina ou totalmente em resina como o Gamorrean Guard.

Essas peças não eram consideradas como falsificações pois eram vendidas como réplicas, sob o nome de série “Aventura na galáxia”, trazia praticamente todas as figuras já lançadas, e algumas naves que em nada se pareciam com as originais, que eram produzidas com madeira e metal, e as figuras além do chumbo também possuíam partes em cerâmica e plástico.

Como eram totalmente artesanais, eram pintadas e confeccionadas a mão, e algumas delas apresentavam diferenças, mesmo sendo o mesmo personagem, de braços até pernas modificadas, alguns iguais aos originais e outros modificados mais tarde.

Esse era a nosso contato no Brasil com AF de SW, as principais lojas que vendiam os bonecos eram a Miniatura do Shopping Ibirapuera (existe até hoje) e mais tarde a Brinquedos Laura no Shopping Morumbi.
Existia um mostruário em vidro sob o balcão mostrava todas as figuras, que eram catalogadas por números e não faziam menção nem a nomes e nem a Guerra nas estrelas. E no depósito ficavam as caixinhas de papelão contendo a figura .

Pouco depois a Glasslite por volta de 1988 comprou os direitos para “produzir” as figuras originais no Brasil, então a Model teve que para de produzir suas figuras artesanais, pouco depois a Model continuou a produzir figuras mas agora chamadas “Nova Aventura na Galáxia” que aproveitava os moldes antigos e peças eram trocadas e modificadas entre as figuras.

Entre todas as peças que eu possuo, esse Darth Vader é uma das mais importantes, parece tosco mas  foi uma espera de 30 anos até encontra-lo, e este é o meu tesouro entre os meus outros Model Trem que possuo.


Comparação Model trem e Darth Vader Vintage (Kenner 1977) 


Comparação 2-1B vintage (Kenner 1978) e Model trem


Comparação 2 versões da Model trem e Imperial Tie Pilot Vintage (sendo a primeira uma variante)







By Rodrigo Shadow
Imagens:  Rodrigo Shadow Collection

Caso tenha interesse em vender as suas figuras MT entre em contato com rodrigocmoreno@uol.com.br ou Whatsapp 11 994941516

6 comentários:

  1. Nossa, eu tinha esses bonecos, quebravam rapidinho, rs.
    Eu ficava sonhando com os originais, mas naquela época tinha que me contentar com esses de chumbo.
    Aqui no Rio tb encontrávamos em algumas poucas lojas.
    Mto boa a matéria, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482776730-model-trem-serie-aventura-na-galaxia-anos-80-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha visto amigo, vi que alterou o valor, realmente estava meio cario, agora esta mais compatível

      Excluir
  3. E verdade amigo, abaixei o valor porque tenho uma certa urgencia, mas como sabe sao peças realmente valiosas e que quando precisamos nos desfazer o fazemos com aperto no coração! Obrigado pela liberação dos posts e parabens pela materia!

    ResponderExcluir

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion