Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

9 de janeiro de 2013

STAR WARS: Edge of the Empire [Roleplaying Game]




Em breve, ainda no primeiro semestre de 2013, está previsto para ser lançado o novo Roleplaying Game (RPG)¹ STAR WAR: Edge of the Empire pela Fantasy Flight Games, trazendo ainda mais informações ao Universo Expandido.


Para aqueles que não estão familiarizados, RPG é uma é um tipo de jogo em que os jogadores assumem o papel de um ou mais personagens, "vivenciando" as aventuras narradas por um Game Master (GM) ou Storyteller. O processo de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente, e cujas escolhas/ações dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único grupo ou equipe, que se aventura pelas histórias narradas. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

O PASSADO




Este não é o primeiro RPG baseado na temática Star Wars. O primeiro jogo começou com um sistema d6 da West End Games, e que até hoje é adorado pelos jogadores "mais veteranos", conforme afirma Rodrigo Fernandes (29) - um dos maiores especialistas de Star Wars [RPG] do Rio de Janeiro.






Em 2000 a Wizard of the Coast, lançou Star Wars - Roleplaying Game (Core Rulebook), para o chamado sistema D20, juntamente com miniaturas. E que posteriormente em 2002 ganhou uma versão revisada, chamada Star Wars - Roleplaying Game (Revised Core Rulebook), com um sistema muito parecido com do D&D 3ª Edição.

Já em 2007, novamente a Wizard of the Coast lançou Star Wars - Roleplaying Game (Saga Edition - Core Rulebook), que trouxe grandes modificações numa tentativa de simplificar as regras, mas que acabou não agradando muito, em virtude da grande semelhança com os MMORPGs¹ que estavam ganhando espaço naquela época. Contudo, Saga Edition é tido como "revolucionário", pois trouxe ao mundo a chamada Living Force, uma campanha - um ciclo de várias histórias dentro de um arco principal chamado  "Among the Stars" - organizada pela Wizard of the Coast RPGA (Roleplaying Game Association), na qual jogadores de diversas partes do mundo criavam suas próprias aventuras, no sistema estelar Curalin, e depois as enviavam para a Wizard of the Coast, por meio de seu site, e passavam a ser consideradas "histórias oficiais" do universo Star Wars. A mega-campanha Living Force durou 5 anos, chegando a uma conclusão depois do lançamento do último filme da segunda trilogia Star Wars [Episódio III] - A vingança dos Sith.

O PRESENTE


Star Wars: Edge of the Empire é o primeiro de uma trilogia de livros de RPG, composta por Star Wars: Edge of the Empire, Star Wars Age of Rebellion e Star Wars: Force and Destiny. Cada um deles será um livro de regras independente, mas ao mesmo tempo, poderão ser utilizados para complementar uns aos outros, de modo a formar um único sistema de jogo. Cada livros básicos apresenta o universo Star Wars  de pontos de vista diferentes, mas todos eles se situam durante o auge da luta da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico.


Star Wars: Edge of the Empire coloca os jogadores no papel de insensíveis Caçadores de Recompensas, Malfeitores, Encantadores Contrabandistas ou Exploradores destemidos, tentando sobreviver e prosperar nos limites da civilização, na Orla Exterior.


Star Wars: Edge of the Empire está custando US$ 29.95, mas foi vendido em tiragem limitada, numa versão de 224 páginas e capa mole. E aproveitando o lançamento desta nova versão RPG, foi lançado uma aplicativo chamado Star Wars Dice, um aplicativo para iOS e Android - disponível no Google Play por R$ 10,28)


O FUTURO

Para os mais veteranos, Star Wars: Edge of the Empire, promete ser um grande retorno dos jogos de RPG de mesa. Já para os mais novos, este novo jogo é uma ótima escolha - e oportunidade - para se conhecer mais sobre o universo RPGista.

Não há uma data específica de lançamento de Star Wars: Edge of the Empire, embora seja praticamento certo que seu lançamento se dê ainda no primeiro semestre de 2013.

¹ Massive Multi-players On Line Roleplaying Game.

0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion