Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

6 de abril de 2014

Metal Earth - Kits em metal Star Wars

A Fascinations é a responsável pela linha Metal Earth, que produz kits em metal que reproduzem edifícios, monumentos ou veículos históricos.
E não demorou muito para chegar até a saga mais mais famosa do mundo.
Vamos contar um pouco sobre o processo de montagem do kit.

Kit R2-D2 em comparação de tamanho com figuras 3 3/4 da Hasbro.

Outros kits disponíveis.


Esse tipo de folha de metal utilizada amplamente em modelismo, era conhecida como photo etched, utilizado para detalhar painéis de aviões ou outros detalhes, como o próprio nome diz, o processo de criação destes detalhes no metal era produzido como uma imagem fotográfica e processos químicos de corrosão seletiva para determinar os desenhos e marcações no metal, hoje esse processo é feito totalmente a laser.

Uma curiosidade é que a Death Star II, que aparece em construção no EP VI foi produzida com essas placas para dar a sensação e refinamento de detalhes de uma esfera inacabada, como uma trama de lâminas finas.






Estas são duas placas de latão que foram usadas nas seções de construção sob o modelo de Death Star tridimensional em O Retorno de Jedi. Cada uma é gravada com um padrão diferente para diferentes setores da  Estrela da Morte. Centenas, senão milhares destas placas foram utilizados no modelo original (Fonte: http://theswca.com/)


Apresentação da embalagem do produto.

Notem é é uma espécie de paper craft, mas com folhas grossas de metal, porém não se engane, comece por um kit mais simples como a Tie fighter.

Folhas de Metal R2-D2

Folhas de metal Tie Advanced X1 (Darth Vader Tie fighter)

Apesar de ser um kit que não requer pintura ou cola, ele possui um certo grau de dificuldade por conta do tamanho das peças e devido ao formato de algumas delas que exigem que o metal seja, dobrado, curvado ou até mesmo moldado na forma original.



Alguns instrumentos bem úteis que utilizei: Alicate de unha (para separar peças e torcer alguns encaixes quando solicitado), uma boa base para trabalho (serve também de apoio para dobrar peças muito pequenas), uma pinça e uma régua de aço.
Utilizem um alicate bem afiado pois vc pode amassar as lâminas de metal durante o processo.

Tamanho de algumas peças e régua metálica que usei para dobrar peças muito pequenas.


Notem que muitas peças necessitam ser também "moldadas" na forma correta, façam com muita delicadeza e aos poucos pois vc pode amassar a folha de metal durante esse processo, no caso de peças cilíndricas, utilizei fios de metal grosso ou mesmo lápis para ajudar a moldar e a curvar cada peça.




Os encaixes são feitos ou por torção ou dobras feitas nos pequenos encaixes, eu descobri que a melhor maneira de realizar a torção é com o próprio alicate de unhas (tentei com piças e não gostei), mas para fazer os encaixes por dobras utilizei a ponta do cabo da pinça.
Esse encaixes devem estar bem firmes para que o kit tenha estabilidade.


Antes de fixar as peças prove cada uma delas e teste os encaixes, para fazer os ajustes antes da fixação, tanto de forma quanto de encaixe.

Finalizada
Uma dica importante é fazer uma etapa por dia e não o kit todo de uma vez, o processo é um pouco cansativo por ter peças muito pequenas e requer paciência, uma boa iluminação é fundamental.





Outros Kits da linha Star Wars


By: Rodrigo "Shadow" Moreno







0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion