Postagem em destaque

LINHA STAR WARS DA IRON STUDIOS

Fundada em 2010 a empresa IRON STUDIOS é a primeira no Brasil a focar 100% dos seus trabalhos em produtos para colecionadores. No...

7 de janeiro de 2013

Star Wars: Episódio VII - Novo filme pode não vir a aproveitar tramas criadas no Universo Expandido¹


Extraído de (com adaptações):
UOL Entrenimento

Darth Vader está morto. O Imperador - Lorde Sidious - explodiu após ser atirado em um poço. E Luke Skywalker e seus aliados destruíram as duas Estrelas da Morte, restaurando o equilíbrio da Força. Para a Walt Disney Company, a nova proprietária da franquia Star Wars, o que restou para ser contado?


Ainda muita coisa, ao que parece. Existem mais de 110 romances e mais de 80 revistas em quadrinhos que seguem a mesma timeline dos eventos de O Retorno de Jedi (1983) , o sexto episódio da série e o terceiro que foi produzido. Todas essas adições ao chamado Universo Expandido foram aprovadas pela Lucasfilm Ltd.

Isso deixa muito espaço para especulação desde que a Disney anunciou em Outubro/2012 a compra da Lucasfilm por US$ 4,05 bilhões e a retomada da produção dos filmes da série Star Wars, começando pelo Episódio VII em 2015.

Muitas são as indagações:

1) Será que Luke Skywalker arrumará um aprendiz de Jedi?
2) Han Solo e a princesa Leia terão filhos?
3) Quem será o vilão no filme? O Imperador ou um Lorde Sith ressuscitado? Boba Fett, o caçador de recompensas "difícil de matar"? Algum novo líder corrupto do que restou do Império?
4) Ou todas as alternativas anteriores?

Todas estas tramas já foram exploradas de alguma forma no Universo Expandido. Mas ninguém sabe se elas poderão de alguma forma ser incorporadas na próxima trilogia. Sim! Isto mesmo... Você não leu errado... Ao que tudo indica será uma nova Tri-lo-gi-a!

Os fatos até o momento sobre os anunciados Episódios VII, VIII e IX são escassos: George Lucas será o consultor criativo, mas não dirigirá os filmes. E o roteirista ganhador do Oscar, Michael Arndt, que escreveu Pequena Miss Sunshine e Toy Story 3, escreverá o roteiro do Episódio VII.

Uma das principais pistas a respeito da direção da próxima trilogia, é o fato de Lucas ter convidado Mark Hamill, o ator que interpretou Luke, e Carrie Fisher, a atriz que interpretou a princesa Leia, para almoçar há algum tempo, para lhes dizer que as sequências seriam feitas, revertendo as negações que fez ao longo dos anos, de que eles não mais voltariam a figurar em Star Wars.

Isso sugere que Luke e Leia, estarão envolvidos de algum modo na(s) nova(s) sequência(s). Afinal, seus personagens são os últimos membros da família Skywalker e os mais poderosos "herdeiros" da Força que aparentemente restaram nas estrelas.

A ideia de que Luke voltará a Star Wars, não diverge do que se sabe sobre os filmes ou do que foi dito ao longo dos anos.

Em 2004, Hamill disse ao Movieblog.com que as ideias de Lucas para as sequências vêm desde 1976, durante as filmagens do Star Wars original, quando o diretor disse que um Hamill mais velho teria um papel nelas.

E existe ainda um apoio adicional à ideia de que Luke reapareceria "mais velho" a partir dos filmes já lançados, incluindo O Retorno de Jedi., nas versões em 3D.

Pessoas ligadas a Lucas já falaram publicamente sobre a ideia de que o drama familiar, que teve início com Anakin Skywalker e prosseguiu com seu filho Luke, continuará pelo menos nos próximos três filmes.

“São realmente nove partes de um só filme”, disse Rick McCallum, produtor dos Episódios I, II e III, em 1999, segundo “The Secret History of Star Wars”, de Michael Kaminski.

A coesão sugerida por McCallum contradiz a natureza improvisada com que os filmes foram produzidos. Em diferentes momentos ao longo do tempo, Lucas disse que previu apenas um, apenas três, apenas seis, apenas nove, e agora o mesmo afirma que já havia pensando numa seqüência de 12 filmes ao todo.

O livro de Kaminski reconta as múltiplas revisões de roteiro na maioria dos filmes, incluindo algumas discrepâncias que foram posteriormente encobertas. Por exemplo, em um momento, Anakin Skywalker e Darth Vader foram personagens separados, não a pessoa que conhecemos pelos filmes, que se rendeu ao mal.

Dada a proliferação de tramas, a quantidade de informações, e de personagens no Universo Expandido, Kaminski disse que há uma boa chance de algumas dessas tramas serem descartadas, alteradas ou mesmo contraditas.

“[Star War VII] Afetará o Universo Expandido de um jeito ou de outro”, disse Kaminski. “Será difícil conciliar tantas coisas diferentes.”

A ideia de que os novos filmes divirjam do que já foi lançado é apoiada por Kathleen Kennedy - atual presidente da Lucasfilm - que falou em um vídeo divulgado pela empresa, logo após o anúncio do acordo com a Disney.

“Não será como uma série de livros como Harry Potter, onde já existe um modelo de como serão as histórias”, disse ela. “Estas são histórias originais e ideias originais saídas de um mundo que basicamente está na cabeça do George.”

Além das ideias gerais insinuadas pelos filmes – como Luke passando os ensinamentos Jedi – parece duvidoso que uma mente criativa como a de Lucas deixaria o resultado dos filmes a histórias que já foram escritas.  Isso significa que os fãs dos livros, histórias em quadrinhos e videogames do Universo Expandido podem vir a ficar um pouco decepcionados  - ou encantados - com o resultado. Mas se não houver surpresas, por certo as histórias com certeza não serão as mesmas.
.
Star Wars Episódio VII está previsto para ser lançado em Maio/2015.

¹ Universo Expandido é como ficou conhecido pelos fãs as histórias contadas, nos desenhos animados, animações 3D, mangás, revistas em quadrinhos, jogos de videogame, mmorpg, etc.


0 comentários:

Postar um comentário

Alianças

Blades União CJSP Star Wars BR The Rebel Legion